Programa de Aprendizagem em Serviços de Supermercado

terça-feira, 25 de maio de 2010











Os adolescentes de hoje estão muito consumistas?

Podemos afirmar que os adolescentes de hoje em dia são consumistas demais. Muitos adolescentes acabam comprando coisas desnecessárias apenas pelo fato de poder mostrar para os amigos e dizer "eu posso, eu tenho.", e depois simplesmente deixam de lado e nunca mais usam. De acordo com a psicóloga Maura de Albanesi, o jovem ainda não sabe definir-se e por isso precisa pertencer a um grupo que, de certa forma passa a definir quem ele é o que justifica a necessidade de consumir e ter tudo que seu grupo também usufrui.

Elizangela e Ana Carolina

Mercado de trabalho contrata mais jovens aprendizes

As empresas brasileiras estão empregando mais jovens aprendizes com contratos formais de trabalho. O número de inserção de adolescentes no mercado com carteira de trabalho assinada aumentou de 29.605, em 2005, para 44.049, em 2006, de acordo com informações do Ministério do Trabalho e Emprego.A Lei do Aprendiz, sancionada em 2000, obriga as empresas (exceto micro e pequenas) a contratar jovens na proporção de 5% a 15% do total de trabalhadores do estabelecimento.Os jovens devem ter entre 14 e 24 anos, freqüentar a escola, caso não tenham terminado o ensino fundamental, ou estar inscritos em programas desenvolvidos por instituições de aprendizagem. Os jovens aprendizes devem ter garantidos seus direitos trabalhistas.O presidente do Centro de Aprendizagem e Monitoramento Profissional, Flávio Canalli Ferreira, explicou, no entanto, que o contrato com os jovens é mais "suave" em termos trabalhistas."O Fundo de Garantia e o recolhimento do INSS são menores, para garantir às empresas vantagens na contratação do aprendiz", disse hoje (21) em entrevista à Rádio Nacional. O Centro de Aprendizagem e Monitoramento Profissional capacita jovens no estado de São Paulo."Com o programa, o jovem aprende um ofício e já pode se preparar trabalhando e ganhando, além de antecipar sua entrada no mercado de trabalho", disse. Ferreira afirmou que seu centro de aprendizagem permitiu a inserção de 280 jovens no mercado de trabalho.

Apresentação em Público



Para a conclusão do curso sabemos que teremos que apresentar um trabalho lá no auditório pra muitas pessoas, e sabemos também que muitas pessoas temem esse momento. Pensando nisso pesquisamos algumas dicas para não passar aquele mico na frente de todo mundo :

Dica nº01. Naturalidade - Seja natural, espontâneo e respire fundo para não se atrapalhar na hora da apresentação.
Dica nº02. Não antecipe o mau-humor - Não fique mal-humorado se ocorrer algum erro, pense positivamente, que o seu será melhor .
Dica nº03. Gestos e postura - Evite mãos nos bolsos, nas costas, cruzar os braços, sustentar todo o corpo sobre uma das pernas, andar apressadamente de um lado pro outro, dar as costas para o público, apoiar a mão sobre o púlpito.
Dica nº04. E o Medo ??? - Controle-o, encare-o com naturalidade, com o tempo a sua experiência, a prática, e a tranquilidade dominarão esse obstáculo.
Dica nº05 . Orador x Auditório - Manter sempre a calma se algum incoveniente acontecer durante a apresentação.


Essas são nossas dicas para sua apresentação ser um sucesso!



Escrito por: Camila, Caroline e Talita.

PRECONCEITO



Atualmente, um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente. Outra forma de preconceito muito comum é o sexual, o qual é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada indivíduo...
O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia. ...
O que é preconceito? Como o nome já diz é o pré-conceito,ou seja, uma opinião formada antes de se ter os conhecimentos adequados. Há inúmeros tipos de preconceito, mas abaixo estão os principais:
Preconceito à outra cor - É denominado de racismo e existe principalmente em relação à negros. No Brasil, surgiu com a escravidão e é muito presente até hoje, apesar de a escravidão ter sido abolida em 1888. Há também o racismo contra brancos, amarelos, vermelhos, pardos etc...
Preconceito contra loiras- Quem nunca ouviu uma piadinha sobre loiras burras?
Preconceito à outra religião - Hoje em dia, o maior exemplo deste preconceito são os conflitos no Oriente Médio. A luta entre judeus e islâmicos custa dezenas de vidas diariamente. Grupos extremistas no Iraque matam inocentes cruelmente somente porque são de outra religião.
Preconceito contra as mulheres - É denominado de machismo e existe por causa do antigo papel das mulheres como dona de casa. O machismo gera muita mágoa porque vários homens não reconhecem a capacidade das mulheres de fazerem algo diferente à costurar e cozinhar.
Preconceito quanto a classe social - Ricos discriminam pessoas de baixa classe social, com famosas frases do tipo ,,Isso é coisa de pobre..", ou vice-versa.
Preconceito contra pessoas de outra orientação sexual - Homossexuais e bisexuais são muito agredidos moralmente e até fisicamente só por não serem "iguais". É uma triste realidade, tanto que vários escondem sua preferência sexual.
Preconceito contra pessoas de outra nacionalidade - A maioria dos brasileiros critica os norte-americanos, apesar de estar sempre os imitando. Brasileiros sofrem de preconceito em outros países, assim como muitos estrangeiros são discriminados no Brasil. Precisamos aprender que nem todo português é burro e nem todo brasileiro é malandro.
Escrito por: Regiane, Camila e Wendel.

Dicas para um postura correta.

Se cada pessoa seguisse os seguintes passos, não iriam sentir dores na coluna:
Quando deitado de costas, use algo sob as pernas. Coloque um travesseiro entre as pernas quando dormir de lado, para que uma perna não caia sobre a outra.
Dormir de lado com os braços estendidos ao lado do corpo e com os joelhos e coxas moderadamente dobrados.
O colchão mais indicado é o semi-rígido (colchão de espuma). A densidade deve ser entre 28 ou 33.
Procure sentar-se sempre alinhado com o eixo da cadeira. Use cadeira firme, descanse os braços, mantenha os joelhos elevados.
No automóvel procure deixar os braços sempre flexionados.
Nunca dobre seu corpo à frente sem dobrar os joelhos. Lembre-se disto quando estiver vestindo roupas ou sapatos, escovando os dentes ou lavando o rosto.
Ao levantar pesos ou abaixar para apanhar objetos no chão, dobre os joelhos e mantenha o tronco ereto. Quando permanecer em pé por muito tempo, use um apoio para dobrar o joelho. Assim você relaxa a musculatura para-vertebral.

Imagens relacionadas com o tema:



(Modo correto e errado para se sentar no computador).

Escrito por: Paloma, Stéfanni e Taciane.

quinta-feira, 20 de maio de 2010


Olá !
Somos da turma-18 de aprendizagem do SENAC, e hoje vamos falar um pouco sobre nosso curso de Aprendizagem em Serviços de Supermercados .
Nossa turma é a primeira de Araraquara com aprendizes especificos em supermercado, com alunos de 14 á 17 anos, distribuidos em vários mercados da cidade.
Terminamos o curso de Desenvolvimento Pessoal, onde aprendemos um pouco mais de nos mesmo, como nos comunicar com as pessoas, aceitar as diferenças e como nos destacar na empresa onde trabalhamos.
Aprendemos um pouco de Planejamento Financeiro, para sabermos como lidar com o nosso dinheiro, planejar nossas contas e não gastar além do que temos.
Atualmente, estamos no curso de tecnologia aprendendo como um email e um blog pode nos ajudar no local de trabalho.